10 carros clássicos que você precisa ter na sua coleção
- 29/08/2024
- Nenhum comentário
Quem nunca parou para ver carros clássicos passando em uma estrada? Ou foi a um encontro de colecionadores? Tem modelos que chamam a atenção onde quer que estejam — e são o sonho de consumo de muitas pessoas.
Por isso, é bem provável que você já tenha um veículo desse tipo ou queira comprar o seu primeiro. Se esse é o seu caso, saiba que existem modelos indispensáveis.
Então, quer saber quais são eles? Veja a lista dos 10 principais carros clássicos para ter na sua coleção.
O que é considerado um carro clássico?
É considerado um carro clássico aquele veículo com 25 anos ou mais, que nunca foi restaurado e mantém seu estado original. Ele também tem um histórico contínuo e pode estar deteriorado, mas gerou impacto cultural.
Os carros clássicos estão enquadrados na categoria automóveis de colecionador. De toda forma, o que realmente os caracteriza é a autenticidade. Por isso, não podem ter sofrido alterações.
Ou seja, o automóvel passa por manutenção, mas precisa manter tanto as características quanto as peças originais. Dessa forma, requer um cuidado maior no dia a dia.
10 carros clássicos que são paixão nacional
1. Volkswagen Fusca
Símbolo principal dos carros clássicos, o Fusca é um dos principais. Muito famoso, tem até uma versão mais recente, o New Beetle. Porém, o modelo que faz sucesso entre os colecionadores é de 1982.
Ela é o Fusca 1300 GL, a mais rara e que foi o primeiro modelo de luxo. Seus detalhes são os vidros verdes, os para-choques com borracha de proteção, os carpetes de buclê e os bancos dianteiros com encosto para a cabeça. Apesar disso, qualquer versão do Fusca é bastante cobiçada.
2. Volkswagen Gol GTS
Outro veículo clássico no Brasil, o Gol GTS (mais conhecido como Gol quadrado) foi sucesso de vendas e continua sendo um dos queridinhos. Muito do êxito é derivado do design, que tem rodas com molduras laterais, spoiler traseiro e para-choques proeminentes.
Lançado em 1987, o modelo era considerado esportivo, com luzes de neblina e milha, motor 1.8 e potência de 99 cv. Então, é um carro indispensável para colecionadores.
3. Chevrolet Chevette
Outro veículo que está na lista dos carros clássicos é o Chevette. Qualquer modelo deste veículo é cobiçado, mas tem uma que chama a atenção, ainda que não seja a mais comum.
Essa é a segunda geração do Chevette, lançado em 1983. Isso porque ele tem a grade do Opala, novos padrões de revestimento e quadro de instrumentos remodelado. O volante também é maior e a estabilidade nas curvas é ampla.
Além disso, tem o Chevette 88, que também é clássico. Também é uma versão mais econômica.
4. Ford Maverick GT V8
Presente no Brasil desde 1973, o Maverick veio para competir com o Opala, mas não fez tanto sucesso. Ainda assim, a versão GT V8 5.0 é muito procurado pelos colecionadores.
Esse motor tem potência de 197 cv a 4.600 rpm. Já o câmbio é manual, com 4 marchas.
Por sua vez, tem o Maverick 2.3 4 cilindros. Apesar de ter menos potência, é um belo carro clássico cupê de duas portas. Ele ainda tem couro e volante de 2 raios.
5. Chevrolet Opala SS 4.1
Conhecido por ser um dos carros esportivos mais famosos da década de 1970, o Opala SS 4.1 é uma das versões mais desejadas. A versão de 1971 é um sedã de 4 portas, câmbio de 4 marchas e bancos individuais.
Ainda tem motor 6 cilindros e potência de 140 cv. Enquanto isso, o principal destaque do design são as rodas largas e a carroceria com faixas pretas.
6. Puma
O Puma nem sempre está nas listas de carros clássicos, mas ele ganhou as graças até de Emerson Fittipaldi. Por isso, merece ser reconhecido.
A versão GTE tem alta estabilidade e potência de 60 cv com carburação dupla. Além disso, o escapamento é de modelo esportivo.
Ainda tem o Puma Spider, de 1973, conversível com teto de lona. Sua potência é de 70 cv e a carburação dupla era Solex 40. Portanto, esse é outro automóvel clássico que vale a pena ter na coleção.
7. Ford Belina 4×4
Preferida de quem morava no campo, a Belina 4×4 é uma station wagon confortável, versátil e com tração nas 4 rodas. Ela ainda tem um amplo porta-malas, com 569 litros. Para os colecionadores, o acabamento deste carro clássico é um grande atrativo.
8. Chrysler Dodge Charger RT
Fabricado pela Chrysler, o Dodge Charger RT é um veículo robusto, com ar-condicionado, câmbio manual de 4 marchas, direção hidráulica e vários outros detalhes.
Vale a pena reforçar que esse modelo foi o primeiro de linha regular no Brasil a ter liga de magnésio como padrão. Ainda assim, vendeu pouco e foi descontinuado em 1980.
9. Ford Corcel
O Ford Corcel 1968 se destaca por ter tração dianteira, coluna bipartida, freios dianteiros a disco e radiador selado. Na época de seu lançamento, tudo isso era uma inovação. Este automóvel clássico ainda é requintado e tem um espaço maior do que a média.
10. Ford Escort XR3
Sinônimo de luxo e riqueza, o Escort XR3 foi lançado em 1985 no Brasil com 350 peças exclusivas e bancos de veludo cinza-claro. O motor 1.6 tem potência de 83 cv, mas o que diferencia esse modelo é o design.
Isso porque este carro clássico tem uma capota diferenciada, é conversível e garante boa acústica. Dessa forma, é uma escolha para quem quer aproveitar a vida.
Todos esses carros clássicos precisam estar na lista de desejos de qualquer colecionador. Além disso, alguns são fáceis de encontrar, até mesmo por preços competitivos. Então, é preciso ter atenção para encontrar as melhores oportunidades.
E você, quer monitorar as vendas de carros clássicos e ver outras informações? Acompanhe as redes sociais da Copart e atualize-se: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.
Em resumo
Quais são os carros clássicos?
Os carros clássicos são veículos com 25 anos ou mais, que nunca foram restaurados e mantêm seu estado original. Eles também têm um histórico contínuo e podem estar deteriorados, mas geraram impacto cultural.
Qual o melhor carro clássico?
- Volkswagen Fusca;
- Volkswagen Gol GTS;
- Chevrolet Chevette;
- Ford Maverick GT V8;
- Chevrolet Opala SS 4.1;
- Puma;
- Ford Belina 4×4.;
- Chrysler Dodge Charger RT;
- Ford Corcel;
- Ford Escort XR3.
Deixe um comentário